O jornal televisivo Bom Dia Brasil fez as contas de quanto o motorista vai pagar de pedágio na BR-163, privatizada em 2013. A estrada é uma das principais vias para que a safra do Centro-Oeste chegue aos portos.
Em Mato Grosso, a BR-163 tem 1.080 quilômetros de extensão. Serão instalados nove postos de pedágio ao longo do trecho que foi privatizado. Se pegarmos como exemplo um caminhão de sete eixos, o motorista vai pagar, por cada pedágio, R$ 18,41. Para atravessar o estado, serão gastos R$ 165.
Em Mato Grosso do Sul, o valor do pedágio para o mesmo tipo de caminhão é de R$ 30,66. Passando por mais nove praças de pedágio, o motorista vai gastar quase R$ 276.
A cobrança de pedágio entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ainda não tem prazo para começar. É que alguns trechos da BR-163 acabaram de ser privatizados. As empresas só poderão recolher a tarifa quando concluírem 10% das obras de duplicação nos dois estados.
No Paraná, o trecho da BR-163 não tem pedágio porque a rodovia é controlada pelo governo. Para chegar até o Porto de Paranaguá, um dos principais do país, o caminhoneiro precisa pegar a BR-277 e, então, passar por mais oito praças de pedágio, com preços que variam de R$ 6 a R$ 13 por eixo. Com isso, o custo total da viagem para o caminhão de sete eixos, saindo do Mato Grosso e chegando a Paranaguá, será de R$ 922.
Ao saber sobre os valores que vão onerar sobre a safra, o presidente da AURESC, Sérgio Pöpper ironiza, "A soja brasileira tem um novo sócio as empreiteiras que nunca plantaram nada só sacanagem".
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