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domingo, 25 de julho de 2010

OS TENTÁCULOS DE UMA PRIVATIZAÇÃO CANCERÍGENA

Privatização da BR 101 vai parar no bolso da população
Quem tem que cruzar a região diariamente terá que desembolsar até R$350 por mês



A exemplo das cidades catarinenses,limítrofes das praças de pedágio, no Eespíritio Santo, A privatização da BR 101, prevista para ocorrer em 2011, já está tirando o sono de muitos usuários da via. É que para sair de suas cidades, muitas pessoas terão que pagar um pedágio de até R$13,20, uma vez que no KM 196,7 próximo a Rio Novo do Sul e no KM 449, em Mimoso do Sul, a passagem será cobrada.


De acordo com o estudo apresentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as taxas seriam de R$ 4,30 na primeira parada e R$ 2,30 na segunda.

O motorista de van Sebastião Olair costuma fazer fretes todos os fins de semana. Vários deles são para região da Grande Vitória e estado do Rio de Janeiro. Ele é favorável à concessão da BR, mas discorda da cobrança do pedágio.


"A BR chegou em um ponto de total abandono do governo. A privatização fará o trabalho que ele não fez, por isso eu apoio em parte, pois o pagamento imediato do pedágio não deveria ocorrer", comenta.


A conta vai ser ainda maior par quem tem que cruzar a via diariamente, um desembolso de até R$350,00 por mês.

João Neto é proprietário de uma transportadora sediada em Iconha. Ele diz que a cobrança logo no início do contrato de concessão é lamentável. "Teremos mais segurança tanto em relação à via, quanto à estrutura, reduzindo a quantidade de acidentes e assaltos, mas a garantia vem com o pagamento do serviço. Não sou contrário à obra, mas ela poderia vir antes e a cobrança depois", diz.


O contrato de concessão está previsto para ser firmado em abril do ano que vem. Após a assinatura, a empresa vencedora terá seis meses para realizar obras básicas. Depois deste prazo poderá começar a cobrar o pedágio.

A população também terá que pagar essa conta. Segundo o presidente da Associação de Caminhoneiros do Sul do Espírito Santo (Ascames), Valquimar Checon, os fretes tanto para transportes de cargas como de pessoas vão ficar mais caros, pois o valor do pedágio pago pelas empresas será repassado no serviço.

"Um veículo que sair de Iconha vai ter que pagar pedágio para ir a Rio Novo, que fica do lado. Isso certamente vai refletir no custo", diz.


A empresa vencedora da licitação terá que duplicar toda a estrada, construir 16 passarelas de pedestres, o trevo de Iconha e 22 quilômetros de vias locais.



Passagens podem ficar mais caras

A cobrança do pedágio na BR 10 pode refletir no transporte coletivo intermunicipal. Segundo o secretário geral do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes), Jaime Carlos De Angeli, para calcular o valor da tarifa, são levados em consideração os custos da viagem.

Com a cobrança do pedágio, o valor também seria incluído no cálculo."Por outro lado os gastos com manutenção e combustível podem diminuir, uma vez que teremos uma via mais rápida e com menos problemas. Neste caso um compensaria o outro", explica o secretário.

O representante do Setpes na região Sul, Jersílio Cypriano, informa que ainda não sabe se as empresas de transporte coletivo terão alguma isenção ou redução nas tarifas dos pedágios, mas adianta que o órgão deverá se reunir com as empresas e representantes da ANTT para saber qual tipo de alteração haverá no valor da passagem.

Fonte: Gazeta On Line

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