CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
Mudamos para o Facebook

sexta-feira, 4 de abril de 2014

PLAMUS: O Desafio da Mobilidade (*)

 
Os debates em busca de soluções efetivas para o problema da imobilidade na Grande Florianópolis – que tem se agravado dia a dia – devem ser permanentes e em diversos modais, envolvendo o maior número de pessoas possível, uma vez que isso tem degenerado a qualidade de vida da população, principalmente pelo tempo perdido, que poderia ser aplicado em outras ações produtivas ou de lazer, e pelo estresse decorrente.
 
O modelo de mobilidade urbana atual está severamente comprometido, pois, mesmo que se construam novos elevados e pontes ou se dupliquem as vias, não há mais espaço para circulação e estacionamento para tantos automóveis. Os pontos críticos estão se multiplicando e se unindo uns aos outros, tornando inócua qualquer ação para viabilizar e desafogar o tráfego.
 
A solução perpassa por medidas contundentes – escolhas que implicam renúncias – que, sobretudo, substituam o formato corrente por um transporte público de massas – atrativo, barato e eficiente –, e por modalidades alternativas, como a criação de ciclovias ou a instalação de teleféricos.
 
No caso da Via Expressa, por exemplo, uma alternativa a ser avaliada, aperfeiçoada, é a triplicação das vias, criando faixas exclusivas para ônibus, acompanhadas de ciclovias, desde a avenida das Torres, em São José, – que precisaria ser estendida –, passando pelas pontes, até o Centro de Florianópolis. O tempo despedido com automóvel poderá aumentar (uma das vias de cada ponte passará a ser utilizada exclusivamente como corredor de ônibus). Com isso, os usuários tenderão a migrar para o transporte público, em face da fluidez do trânsito, ou, ainda, optarão pelas bicicletas, em função da segurança e da agilidade no deslocamento, considerando também os benefícios à saúde advindos desse meio de transporte.
 
Com o objetivo de discutir esse assunto, será realizada, no próximo sábado, 05, das 9 às 16 horas, no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), localizado na Avenida Beiramar de São José, uma Oficina de Participação Social do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (PLAMUS).
 
(*) Jaime Luiz Klein, Cidadão Josefense
(Revisão de português realizada voluntariamente pela Profª. Norma Andrada da Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário