CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
Mudamos para o Facebook

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

AURESC participa de reuniao proposta por COMDES junto a Secretaria de Estado do Planejamento



O Conselho  Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis se reuniu hoje a tarde (22) com o secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Murilo Flores.

Adicionar legenda
Liderados pelo coordenador geral do Conselho, Marcos Souza ( à esquerda na foto), diversos representantes de entidades foram construir o diálogo para fortalecer a importância do PL que criará o fundo metropolitano da Grande Florianópolis.
O coordenador geral relembrou as ações que foram realizadas pelo Comdes, para deflagrar o processo, relembrando encontro no final do ano passado com o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, que na oportunidade informou que o Governo esperava o desfecho judicial que estava no Supremo Tribunal Federal, justamente sobre a criação das regiões metropolitanas, e a partir do momento que o Supremo decidiu, o Executivo Estadual começou a estudar a proposta que será enviada a Assembleia Legislativa. No encontro, ficou proposto ao Comdes que encaminhasse sugestões que seriam analisadas pela Diretoria Legislativa da Secretaria. 
 
Adriano Ribeiro e Thiago Schutz (à frente) acompanham exposição
do Coordenador Geral do COMDES, Marcos Souza
O GT de Governança Metropolitana, coordenada pelo representante da AURESC, Adriano Carlos Ribeiro, ampliou a participação do tema, e ao final, aprovou-se que a melhor contribuição, seria o encaminhamento de Ante Projeto, que contemplasse de forma inovadora a sociedade civil organizada, com assento na Assembleia Metropolitana.
Recentemente o Governo do Estado definiu que o projeto que está sendo construído, é com base no documento proposto COMDES. 
 
 
Hoje, a reunião serviu para iniciar uma nova etapa do processo, o secretário Murilo Flores após conhecer as intensões do Conselho, irá promover o diálogo necessário junto ao governador Raimundo Colombo,  que inclusive estará reunido com os prefeitos da região, para debater o texto metropolitano. 
 
Hélio Leite e Alisson L Micoski (esq)
 
Representando a AURESC no colegiado do COMDES, o secretário geral da entidade, Alisson Luiz Micoski, aproveitou a palavra para fortalecer a importância de contemplar a participação da sociedade civil organizada nas instancias deliberativas da Região Metropolitana, fato este que inova na legislação referente ao assunto.
 
 
 
 
No tocante a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, quem esteve acompanhando a reunião foi o deputado Renato Hinnig, que durante o ano de 2013 esteve envolvido no debate acerca da importância da implementação da região metropolitana da Grande Florianópolis, inclusive, porquê segundo os mecanismos técnicos, é a que hoje está apta a ter sua efetivação, servindo como modelo das demais regiões existentes em Santa Catarina. 
 
Renato Hinnig e Murilo Flores a frente, debatem com lideranças do COMDES a proposta que será encaminhada a Assembleia Legislativa para a criação do Fundo Metropolitano
 
O secretário comprometeu-se a encaminhar para conhecimento e até participação do COMDES, o texto final construído junto aos prefeitos, lembrando que é necessário o envolvimento da sociedade civil na tramitação do processo na ALESC.  
 
Desde o ano passado a Associação dos Usuários das Rodovias do Estado de Santa Catarina, vem participando ativamente das ações junto ao COMDES, há época, como forma de contribuir com os trabalhos do GT de Governança Metropolitana, indicou representante, sendo o administrador Adriano Ribeiro, o qual assumiu a coordenação do Grupo. A Diretoria da AURESC analisou que as questões de mobilidade estão intimamente ligadas ao fator metropolitano. O presidente Sérgio Pöpper, que acompanha o assunto, oficializou em dezembro a Coordenadoria Metropolitana de Florianópolis, vinculada a Secretaria Geral,  tem a frente o administrador Fernando Ritter, como seu coordenador.
 
Entidades do COMDES que estiveram presentes:
Sindimóveis/SC, Antônio Moser
CAU/SC, Nelson Saraiva
AEMFLO/CDL, Nelson Antônio Silveira
ACE, Celso Ternes Leal
Associação FloripAmanhã , Thiago Schutz
CDL de Florianópolis, Anderson Ramos Augusto
FETAESC, Irineu Berezanski
CDL de Florianópolis, Hélio Leite
OAB/SC, Antônio A Lima
COMDESAemflo CDL São José , Marcos Antônio C. de Souza
CAU/SC, João Edmundo Bohn Neto
Fundação CERTI, Leopoldo Schipmann de Lima
Trade Turístico, Zunino Vilmar
Governo do Estado
Secretário Est. Planejamento, Murilo Flores.
ALESC
Deputado Renato Hinnig
Prefeituras
São José, Rodrigo de Andrade
Biguaçu, Luana Schmitt Monteiro e Felipe Asmuz







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário