CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
Mudamos para o Facebook

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mais um impasse para início das obras do contorno viário da Grande Florianópolis

Previsto para ser entregue em fevereiro de 2012, o contorno viário da Grande Florianópolis tem novo impasse que pode dificultar ainda mais a execução das obras. O prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos, negou-se a assinar um documento, que pedia autorização para dar início às obras.
De acordo com o prefeito, em momento algum ele foi avisado que o contorno viário começaria na cidade. Apesar de ter participado dos atos junto com os prefeitos de Biguaçu, São José, Palhoça e Florianópolis, ele diz não ter recebido nenhum aviso formal sobre isso.
— A concessionária (Autopista Litoral Sul) apareceu com um documento para eu assinar, dizendo que precisariam da minha autorização para começar o anel viário.
Além disso, ele acrescenta que a desapropriação envolveria uma área de 160 mil m². Campos conta que assumiu um município quebrado e cheio de dívidas:
— Como eu, prefeito de um município pobre, vou assumir a responsabilidade sozinho? Não faria essa loucura. Que me deem condições para fazer as desapropriações.
O terreno em questão fica às margens da BR-101 e é particular.
O prefeito da Capital, Cesar Souza Júnior, na condição de presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, disse desconhecer o impasse e se comprometeu em falar com Campos ainda hoje. Ele esclarece que as desapropriações devem ser arcadas pela Autopista Litoral Sul:
— O investimento tem que ser privado. Me preocupa muito essa situação, porque qualquer desacordo agora pode ser uma tratativa para postergarem ainda mais a obra.
O contorno viário é esperado pelos municípios da Grande Florianópolis há mais de 10 anos. É a obra mais mais cara do contrato — R$ 400 milhões — com a concessionária que administra a BR-101 de Palhoça a São José dos Pinhais (PR). Quando pronto, a estimativa é que o anel desvie o tráfego de 18 mil veículos pesados por dia.
::O que diz a empresa::
Em nota, a Autopista Litoral Sul disse que o contorno terá uma alça de acesso que passará pelo limite entre os municípios de Governador Celso Ramos e Biguaçu, num trecho de 300 metros. A área pela qual passará a obra não é pública e não existe nenhum terreno da prefeitura a ser desapropriado. Tratativas de desapropriação serão entre concessionária e dono do terreno.
A nota ainda esclarece que a carta enviada à prefeitura de Governador Celso Ramos, no dia 9 de agosto, tem o objetivo de demonstrar, com mapa anexo, o traçado destes 300 metros da alça para que se obtenha a anuência para início das obras.
Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário