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terça-feira, 25 de maio de 2010

Café Debate – AURESC defende regulamentação dos pedágios já!

O secretário geral da AURESC, Alisson Luiz Micoski e o coordenador estadual do Projeto de Lei de Iniciativa Popular, Gilberto Lenzi, estiveram participando na segunda-feira (24) do Programa Café Debate, da Rádio 106FM, de Itajaí, explicaram como o Movimento Contra o Pedágio criou a Associação dos Usuários das Rodovias de Santa Catarina, e qual sua principal bandeira atualmente.

Micoski reiterou a necessidade de criar uma legislação própria e que impeça qualquer artimanha de “modelos sob medida” nas concessões de pedágio que varrem o país, salientou que cabe a população, sobretudo as entidades da sociedade civil este papel de cidadania, à exemplo da vitória da Lei do Ficha Limpa.

A batalha judicial que existe entre entidades, Ministério Público,e populares, contra as concessionárias e os órgãos responsáveis do governo, causarão danos irreparáveis na ponta mais frágil deste sistema, que é a própria população, destacando “usuário ou não deste sistema”, diz.

Já Lenzi, aproveitou para esclarecer sobre o martírio que as comunidades sofrem com referência a BR 470, os altos custos de reparos e obras pequenas, e o alerta de que a duplicação é peça retórica de discursos políticos.

Gilberto, que também é presidente de OnG que tem foco em desenvolvimento regional, disse que o modelo de pedágio no Brasil deve ser instruído através de lei, o que possibilitaria, por exemplo, de municípios, em parceria com entidades formadas por setores organizados da comunidade, criarem agências que administrariam trechos de pedágio, e seu lucro reotrnar na própria manutenção da via, ressalta.

“Hoje vemos prefeitos, governadores, procurarem uma bandeira de ocasião, fácil, apenas para passar ao eleitor. Por exemplo, tem um prefeito do Vale (Vale do Itajaí), que estava mal nas pesquisas em 2008, e na sua primeira eleição, nossa equipe lhe apresentou os gargalos e onde poderiam ser feitos melhorias no sistema de saúde do município, ele ganhou, daí esqueceu. Na sua reeleição nos chamou, aí respondi, não fazemos milagres, políticas públicas são a longo prazo, cabe vontade política imediata para começar sua implementação”, falou Lenzi.

O presidente da AURESC, Sérgio Pöpper acabou não participando, em virtude dos compromissos profissionais, Pöpper é representante comercial, especialista na malha viária e dos pedágios no Brasil.


Assessoria de Comunicação

Um comentário:

  1. Sou usuária da rodovia br 101 trecho entre Tijucas e Itapema, e quando fiz concurso público para trabalhar no intermunicipal não havia pedágio e a AutoPista Litoral Sul...hoje me incomodo com o fato de ter que pagar pra ir trabalhar todos os dias...Gostaria quue isso tivesse fim...Mas quando???

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