CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
Mudamos para o Facebook

segunda-feira, 1 de julho de 2013

AURESC PARTICIPA DE REUNIAO COM OESC E IBEC


Na ultima Terça-Feira, em reunião que contou com dirigentes da Ordem dos Economistas do Estado de Santa Catarina e IBEC – Instituto Brasileiro  de Engenharia de Custos, e também do secretário geral da AURESC, Alisson Luiz Micoski,  foi discutido a necessidade de que as obras públicas  não tem o devido acompanhamento técnico de projetos, muitos, são realizados pelo projeto básico, e isso encarece e dá condições para uma interminável dor de cabeça a aquelas que necessitam da obra.
O presidente da OESC, Luiz Henrique Belloni Faria,  destacou que muitas comissões de licitação não tem em seus quadros pessoas preparadas para analisar aspectos mais técnicos, o que pode ocasionar futuramente problemas na própria execução das obras.
Já o presidente do IBEC, Engenheiro Paulo Vilela Dias, informou que a entidade vem mantendo diálogo com o TCU, e que há grande possibilidade do Instituto vir a contribuir com o Tribunal, “hoje em dia é preciso um corpo técnico e preparado para fazer análise dos projetos, principalmente àqueles que recaem os custos de determinada obra, para que ela tenha seu devido cumprimento e com um custos já devidamente estudados, para evitar o que vem ocorrendo no Brasil”, falou Dias.
 
“É muito importante  construirmos esta visão, pois os gargalos que estamos acompanhando na infraestrutura no país é exatamente por não termos tradição de execução nos projetos, essa questão vem lá atrás, ainda na década de 80, quando o país não investiu na educação para áreas que hoje temos muita dificuldade, e sem projetos bem elaborados e tendo um rígido controle, nos deparamos com um parque de obras estagnado ou com diversos problemas de custo”, disse Micoski.
 
O encontro ocorreu na sede da Ordem, e contou ainda com a presença do vice-presidente da OESC, Sílvio José Martins Filho, Fernando Braga e Adriano Carlos  Ribeiro.
O IBEC também  promoveu encontro com a  Associação Catarinense de Engenheiros – Ace, com o objetivo de firmar uma parceria na realização de Cursos e Eventos, em Santa Catarina. Previsto o primeiro para o segundo semestre de 2013, o 1º Seminário Catarinense de Engenharia de Custos.
 
IBEC
O IBEC é uma entidade associativa, sem fins políticos e/ou lucrativos, que visa promover as técnicas e tecnologias da Engenharia de Custos, integrando empresas e profissionais  atuantes em todos segmentos, promovendo encontros, palestras, reuniões, cursos, publicações e principalmente o intercâmbi com as empresas do ramo nos demais países.
Também realiza consultas à Controladoria Geral da União - CGU e ao Tribunal de Contas da União - TCU, e, sempre que necessário, destes órgãos recebe também consultas, mantendo intercâmbio científico-normativo a respeito das matérias.
Com informações da OESC e ACE

Nenhum comentário:

Postar um comentário