CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
Mudamos para o Facebook

segunda-feira, 22 de julho de 2013

NOTA DA AURESC AO PRESIDENTE DO COMDES


Caro presidente Doreni Caramori Júnior,
 
É com muita satisfação que recebi do nosso representante junto ao COMDES, Sr Alisson Luiz Micoski, o relatório da ultima reunião, destacando que o Conselho começa um vigoroso processo de estímulo para que as pessoas integrem os Observatórios Sociais (neste caso os existentes da Gde Florianópolis).
 
Aproveitando sobre esse assunto, gostaria de informar que a AURESC integra a ABRACCI (Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade),  é uma rede de organizações engajadas com a missão de “contribuir para a construção de uma cultura de não corrupção e impunidade no Brasil por meio do estímulo e da articulação de ações de instituições e iniciativas com vistas a uma sociedade justa, democrática e solidária.”
 
A ABRACCI foi criada em janeiro de 2009 durante as atividades do Fórum Social Mundial com o apoio da Transparência Internacional. Hoje são dezenas de entidades integradas na luta contra a corrupção e a impunidade no Brasil, e na promoção de uma cultura de transparência e integridade.
 
A ABRACCI foi criada com o estímulo da Transparência Internacional, que há alguns anos deixou de ter um capítulo nacional no Brasil. A proposta original, de que a própria ABRACCI assumisse esse capítulo acabou inviabilizada devido ao seu caráter de rede, essencialmente horizontal, sem que houvesse uma única personalidade jurídica ou um ponto focal que assumisse algumas demandas centrais do capítulo nacional.
 
O Comitê de Ligação da ABRACCI iniciou então uma consulta a algumas organizações, sugerindo a possibilidade de que uma organização passasse a assumir o diálogo com a Transparência Internacional para constituição de um capítulo brasileiro.
 
A Rede Amarribo (http://www.amarribo.org.br/)   está  atualmente nesse processo de credenciamento e diálogo junto à Tranparência Internaiconal. O Comitê de Ligação propôs então, a criação de um GT fixo de apoio da ABRACCI à AMARRIBO, funcionando como um conselho da rede ABRACCI ao capítulo nacional.
 
Transparência Internacional
Transparency International (TI), é uma organização da sociedade civil global que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção. Foi fundada em março de 1993 e encontra-se sediada em Berlim. 
 
Desde sua fundação, a TI tem desempenhado um papel de liderança na melhoria da vida de milhões em todo o mundo por criar uma dinâmica para o movimento anti-corrupção. TI aumenta a conscientização e diminui a apatia e a tolerância da corrupção, e planeja e implementa ações concretas para resolvê-lo.
 
A Transparência Internacional é uma rede global, incluindo mais de 90 capítulos nacionais e capítulos em formação estabelecidos localmente.
 
Neste sentido, a AURESC propõem, após a plenária do Conselho onde será estabelecida  linha de diálogo com os Observatórios,  que possamos também trabalhar para que estes organismos,  caso ainda não o sejam,  integrem também a Transparência Internacional, através da ABRACCI (http://www.abracci.org.br/).
 
Renovamos nossa disposição neste importante trabalho que o COMDES coloca em pauta.
 
Cordialmente,
 
Sérgio Pöpper
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário